PSDB lula vai bater na sua porta

 

chargelula

PT um partido fisiológico pelo desgaste do poder. Querem voltar a suas origens

Em seus 34 anos de densa história política e social, o Partido dos Trabalhadores (PT), que chegou a ser o maior partido de esquerda da América Latina, está vivendo um momento de baixo astral, sacudido por escândalos de corrupção e desalento de seus partidários jovens, que não vibram mais como faziam em seus anos de luta e fervor cidadão.

Terá chegado a hora de sua refundação?

O criador do PT, Lula da Silva, que foi levado à presidência da República em 2003 pelo partido nascido do sindicalismo, foi o primeiro a detectar o terremoto que começava a pairar sobre o partido.

A esta altura, no entanto, uma simples renovação do PT não parece suficiente. Em seu interior movem-se grupos contrapostos com visões diferentes da política. Outros já saíram ou foram expulsos. Alguns criam obstáculos até para sua presidente, Dilma Rousseff.

O PT precisaria ser refundado como fez Felipe González na Espanha, terminada a ditadura de Franco, com o então Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que de partido marxista se converteu em um partido da social-democracia europeia, o que permitiu que transformasse o país nos 14 anos de seu governo.Porem nem esse me parece que deu certo porque segundo o jornal espanhol “Saiu do poder, no final, sacudido por escândalos de corrupção e por acusações de praticar terrorismo de Estado. Hoje também o PSOE precisaria ser refundado para responder às exigências do eleitorado progressista espanhol.”, o PT está naufragando num mar de corrupção infinito e será muito dificil retornar das profundezas desse abismo.

Pelo comentario acima o jornal faz um sugerimento  para que o PT  se transforme em um partido social democrata,  porem os brasileiros já tem o PSDB que representa esta posiçao .

Os últimos episódios da suposta corrupção que a Polícia Federal do Brasil começou a desenterrar na empresa estatal Petrobras – que afetou diretamente personagens importantes do PT – junto com o fato de que os dirigentes que em 2003 levaram o partido ao poder permaneçam presos, está afetando seriamente a organização política do PT onde o proprio dirigente estaria  direta ou indiretamente  envolvido.

Entre as maiores preocupações do PT está a recuperação dos jovens que foram um dia o coração vivo do partido. Lula chegou a dizer que “o dia em que os jovens desistirem da política estarão abertas as portas ao fascismo”, porem componentes do seu partido agora no poder se utilizam dos mesmos metodos facistas. Os jovens brasileiros não são ingenios e desprotegidos como a 20 anos atras, prova disso que ao serem convocados pelo PT a sairem as ruas quando comecaram os protestos de junho 2013 preferiram ficar em casa.

E o PT, ou pelo menos seu governo, não goza mais do apoio e do fervor dos sindicatos que foram fundamentais para levar Lula ao poder, porque uma vez no poder deixou de representa-los.

Pessoas dentro da formação que não aceitam mais as diretrizes antiquadas do partido farão com que o PT seja arrastado a um partido fisiológico como os demais pelo desgaste de 12 anos de poder.

Quem recolheria a bandeira desse desafio? Quantos estariam dispostos a fazer uma travessia pelo deserto para voltar a uma terra prometida que já foi sua e que agora parece distante?

Há quem desejaria que o PT desaparecesse do mapa político brasileiro como algo funesto que chegou e tornar-se dono do Estado e corromper as instituições depois de trair sua vocação de fermento ético dentro da política.

Será que Lula conseguiria, depois de ter fundado o PT, refundá-lo, se necessário com novo nome e nova bandeira? Só o destino dirá. Sem dúvida, hoje, só ele teria a força e o carisma para refundar sua criação, como teve um dia Felipe González na Espanha.

Estas gerações sentem-se hoje desiludidas com a política e precisam de alguém que tenha força para conquistá-las e fazer delas um instrumento novo e moderno, capaz de defender as novas liberdades e os novos anseios de um mundo em profunda transformação que já não é o mesmo em que seus pais viveram.

Fonte  jornal espanhol El Pais

Posted in Politica and tagged , , , , , , , , .

Deixe uma resposta