Precisamos de um sonho para o Brasil

 

sonhos

Ninguém muda ninguém;  ninguém muda sozinho; nós mudamos nos encontros”

Qual é o sonho do Aécio para o Brasil?

Querer que o PT caia fora  é tático e não estratégico. Portanto não basta.

 Ninguém chega à lugar nenhum sem  um sonho.

Em linguagem poética se diz assim .. Em gestão, aprendi a substituir palavra sonho, por visão, em um nível mais baixo, um  plano que se desdobra em objetivos de curto, médio e longo prazo; E continuando a descer para um nível de realidade das ações,  diz-se que ninguém chega a lugar nenhum sem uma estratégia, descendo mais ainda sem um conjunto de ações operacionais. E em seguida sem arregaçar as mangas. E neste arregaçar as mangas, inclui a montagem de um time, unificação de linguagem e apropriação pelo time da visão e de todo o processo.

E a cereja do bolo é a liderança do projeto e tudo que dai decorre.

Na minha encarnação anterior, no mundo corporativo de período em período, Era feita um mergulho em todo  o processo e identificado os acertos, os equívocos, que deveria ser mudado etc..etc.

Espero francamente que os líderes dos partidos de oposição estejam fazendo isso.

Esta longa introdução para dizer que a impressão que tenho é  que ao contrário do PT, a oposição não tem plano estratégico e tudo que dai decorre e que descrevi acima.  Aconteceu uma coincidência de interesses nestas eleições , que foi derrotar o PT. Houve uma articulação expontânea dos eleitores mas que na minha opinião não foi consequência da liderança do Aécio. Parece que ele  era uma simples falta de opção e que no segundo turno foi lentamente conquistando o respeito dos eleitores e ganhou ares de lider.

Gostemos ou não, não podemos deixar de reconhecer que o PT tem liderança, tem visão, sonho, plano, objetivos, estratégia, tática. e logicamente um aparelho ideológico montado ao longo do tempo.

Este enorme contigente de brasileiros, descontentes com o governo, e que votou no Aécio por uma ou por  outra razão, pode ser o ponto de alavancagem  para o nascimento de uma oposição forte.

Mas se não houver uma reflexão dos partidos de opição,  lideradas pelo Aécio e a elaboração de um projeto com tudo aquilo que descrevi acima, isto é, visão, objetivo, estratégia etc .etc, perderemos a oportunidade de vencer o PT, ou ficaremos a mercê da sorte de que alguma coisa aconteça e que eles percam para si mesmos devido a alguma besteira diplomática e uma força do além mar os levem  a se afogarem na própria baba e deixem o governo.

Gracio Reis

 

Posted in Sociedade and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta