Dinheiro roubado do povo brasileiro se perde em paraísos fiscais

Dinheiro roubado do povo brasileiro se perde em paraísos fiscais

Brasil repatriou apenas 1% do dinheiro roubado de corrupção, diz o delegado Ricardo Saadi, que também afirma que lentidão da Justiça prejudica recuperação de ativos.

O Brasil conseguiu repatriar pouco mais de 1% do dinheiro que corruptos conseguiram desviar para bancos no exterior. Os dados são do delegado Ricardo Andrade Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça. Ele também coloca em dúvida a capacidade de o Brasil recuperar o dinheiro desviado e identificado na Operação Lava Jato no curto ou médio prazo.

Para Saadi, a lentidão da Justiça prejudica a recuperação de ativos. “Os processos existentes no Brasil conseguiram o bloqueio de cerca de 3 bilhões de reais. Mas conseguimos repatriar apenas 40 milhões”, afirmou, ressaltando que alguns casos estão levando “dez, quinze ou vinte anos para serem concluídos”.

Nos últimos cinco anos, o Brasil proliferou acordos de cooperação judicial com vários países. Os entendimentos permitiram que a troca de informações ocorresse em maior velocidade, o que acabou resultando em um número maior de contas bloqueadas e o envio de extratos bancários dos suspeitos. De forma preventiva, Ministérios Públicos de vários países passaram a bloquear os fundos de brasileiros sob suspeita.

Fonte: Veja

Leia mais AQUI

Posted in Politica and tagged , , , .

Deixe uma resposta